A qualidade do nosso sono causa interferência em todos os aspectos da nossa vida. A quantidade de horas recomendadas para cada pessoa pode variar, mas uma coisa é certa: a qualidade é fundamental.

Bom mesmo é acordar com a sensação de descanso e renovação, não é mesmo? Quando isso não acontece, ficamos cansados, impacientes, literalmente tolerância zero! Além de diminuir o rendimento na nossa rotina de trabalho, estudos e exercícios, o sono de má qualidade influencia até na ocorrência de doenças graves como a depressão, causando alteração do metabolismo e também do apetite. Afinal, quem nunca sentiu vontade de devorar o mundo depois de uma noite em claro?

Estudos já confirmaram que nosso organismo produz anticorpos durante o sono, então dormir pouco reduz até a função do nosso sistema imunológico! Em tempos de pandemia, isso nunca teve tanta importância. Por isso, atentar para a qualidade do nosso sono deve ser prioridade.

Reunimos aqui 10 DICAS INFALÍVEIS para você dormir melhor de forma natural sem recorrer à ajuda medicamentosa, evitando muitos efeitos colaterais indesejados:

1. Chás calmantes à noite: comece sua noite introduzindo na sua rotina chás com propriedades calmantes como Camomila, Melissa, Capim-cidró e Erva-doce. São ervas que atuam no sistema nervoso, proporcionando a sensação de tranqüilidade, bem-estar e a diminuição da compulsão por comida.


2. Elimine telas: passamos grande parte do nosso dia na frente de telas. Saímos do celular, vamos para o computador e deste para a televisão. Além de prejudicar a saúde dos nossos olhos, estamos mandando estímulos luminosos constantes para nosso cérebro, que entende que à noite não é hora de dormir, afugentando nosso sono. Mantenha a iluminação mais suave pelo menos duas horas antes de dormir.

3. Leia: o poder de um livro é inquestionável. Quase impossível ler pelos menos 5 páginas de um livro sem sentir uma leve sonolência. Aproveite para aprimorar seu conhecimento!


4. Consuma alimentos que tenham boa quantidade de Magnésio à noite: um mineral geralmente em baixa na nossa ingestão diária. Focar em alimentos ricos em magnésio ou adicionar suplementos à base de magnésio na rotina noturna ajuda muito na qualidade do seu sono, já que ele contribui para o relaxamento muscular e ainda tem ação antioxidante!

5. Óleos essenciais: use e abuse do poder dos óleos essenciais para deixar a vibração do ambiente tranqüila e agradável. Seus aromas têm o poder de relaxar o corpo e a mente. O óleo essencial de lavanda, por exemplo, é um clássico para quem deseja ter a noite dos sonhos. Eles podem ser usados diretamente no travesseiro e nos lençóis, em difusores ou até fazendo aquela massagem bem relaxante.

6. Consuma alimentos ricos em Triptofano: além de ajudar na indução do sono, os alimentos ricos em Triptofano também aumentam nosso bem-estar geral. O nosso corpo tem a capacidade de converter o Triptofano em melatonina e serotonina, que são neurotransmissores que atuam no cérebro, induzindo ao sono. Nem sempre o organismo consegue absorver as quantidades de Triptofano adequadas para termos um sono satisfatório. Muitas vezes é preciso recorrer aos suplementos que contenham o Triptofano para atingir os níveis corretos de Melatonina e Serotonina para que nosso corpo relaxe e entre em uma rotina com um ciclo de sono que fará com que você tenha mais qualidade de vida em nosso dia-a-dia.

7. Reduza a iluminação: estudos já comprovaram que a iluminação tem efeitos diretos no nosso ciclo circadiano. A luz branca e a azul são as que mais prejudicam nosso sono. Prefira sempre lâmpadas mais amarelas para o período da noite e evite ter aparelhos eletrônicos no quarto.

8. Mantenha uma alimentação mais leve à noite: cuide a quantidade de comida ingerida pelo menos nas duas horas antes de ir se deitar e evite alimentos mais pesados. A digestão atrapalha o descanso e prejudica o relaxamento corporal.

9. Evite álcool e cafeína: bebidas alcoólicas, cafés, chás mate e refrigerantes prejudicam o sono, evite o consumo dessas bebidas, pois elas têm efeito estimulante no nosso sistema nervoso e prejudicam a produção do hormônio do sono.

10. Pratique exercícios físicos regulares: fundamental para a saúde geral do corpo é se manter ativo com atividades físicas regulares. Usufrua de todos os benefícios dos exercícios físicos até quatro horas antes de dormir para que o efeito de relaxamento seja mais efetivo.


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Diariamente, nossa pele sofre com uma série de agressores que muitas vezes passam despercebidos por nós. A ação da radiação dos raios solares e dos poluentes, os maus hábitos como o tabagismo, consumo excessivo de álcool e até o sedentarismo. Mas infelizmente não conseguimos notar esses efeitos de imediato. O resultado acaba aparecendo ao longo do tempo, com o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento precoce, como rugas, flacidez e manchas. A boa notícia é que podemos prevenir esse impacto com atitudes bem simples.




Responsável por nossa aparência e importantíssima para a formação das primeiras impressões, a pele é o nosso principal cartão de visitas e reflete o bem-estar geral do nosso corpo. Se trata do maior órgão do corpo humano e sendo assim, tem funções fundamentais para a manutenção da vida, como proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura, reserva de nutrientes e ainda abrigar terminações nervosas sensitivas.


Ela é a nossa primeira barreira contra os invasores externos e merece cuidados específicos, já que com o passar dos anos, a pele, como qualquer outro órgão do corpo humano, sofre alterações em sua estrutura. O envelhecimento é inevitável, no entanto, é possível retardar seus efeitos e manter a pele bonita e hidratada.



Para minimizar o amadurecimento cutâneo, alguns cuidados devem ser observados:


Ingerir boa quantidade de líquidos ao longo do dia: Quando bem hidratado, o intestino é capaz de absorver melhor as proteínas da comida, que, por sua vez, ajudam a repor o colágeno -- proteína que dá firmeza e sustentação à pele. Além de inúmeros benefícios que refletem no sistema circulatório e imune.





Consumir suplementos vitamínicos e minerais: Os suplementos alimentares podem auxiliar na prevenção e tratamento de algumas doenças, protegendo o corpo das deficiências nutricionais freqüentes na rotina agitada hoje em dia e também fortalecendo a imunidade.



Aumentar a ingestão de Colágeno: Com o passar dos anos, nosso corpo diminui a produção natural de colágeno, sendo necessário para manter a firmeza e a elasticidade da pele, unhas e cabelos, evitando a evolução de rugas, estrias e linhas de expressão.





Consumir regularmente suplementos com Ácido Hialurônico: Queridinho do momento, o ácido hialurônico veio para ficar. Com eficácia comprovada, ele traz grandes resultados, age de dentro para fora, restaurando a hidratação e jovialidade cutânea, ajuda a reduzir o aparecimento de rugas e manchas ao estimular a regeneração da pele. É o responsável pelo volume, sustentação e elasticidade da pele, além de muitos outros benefícios, atuando também na lubrificação das articulações.





Usar protetor solar: A exposição ao sol é saudável e muito importante, porém é importante respeitar os horários indicados pelos médicos. O protetor solar é um grande aliado pois evita os raios UVA e UVB, formando uma barreira de proteção, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer de pele.



Ingerir mais vitamina D: A deficiência desta vitamina é comum, principalmente no sul do Brasil. É importante manter seus níveis altos para o bom funcionamento geral do corpo, pois ela atua em diversos sistemas. Fundamental para a saúde dos ossos e dentes, para prevenir a depressão e para manter um sistema imune ativo. O bem-estar promovido reflete também em uma pele mais iluminada e protegida.


Evitar estresse e poluição: O estresse acelera a produção de radicais livres que irão neutralizar as proteínas, como o colágeno, e agilizar o processo de envelhecimento. Além disso, pode piorar doenças cutâneas, aumentando a produção das glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa e favorecendo o surgimento da acne, etc.


O pó e os materiais particulados da poluição também são prejudiciais à pele, pois podem obstruir os poros e aumentar a oxidação cutânea. O resultado é o aparecimento de manchas, perda de tônus, rugas e outros sinais de envelhecimento cutâneo.



Assim, além de manter uma rotina de tratamentos indicados pelo seu médico, que seja adequada ao seu tipo de pele, é essencial ficar atento para esses detalhes que podem passar despercebidos no nosso dia-a-dia, mas que fazem toda a diferença para a saúde geral do nosso corpo, em especial à nossa pele.



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Separamos algumas dicas importantes para manter seu sistema imunológico em dia neste inverno, confira a matéria completa abaixo :)

Fortalecer o sistema imunológico significa estar prevenindo o desenvolvimento de doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram. Estar em dia com sua saúde sempre foi fundamental, mas agora que o inverno está se aproximando alguns hábitos se tornam primordiais para implementar uma rotina de cuidados natural e eficaz.

Manter uma alimentação mais natural possível, ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais, beber cerca de 2 litros de água por dia e diminuir o consumo de industrializados, ricos em açúcar, gorduras, corantes e conservantes, que promovem a inflamação do organismo, é o caminho ideal para a construção de um sistema forte. Já foi comprovado que alimentos ricos em Ômega 3, Selênio, Zinco, Vitaminas A, C e E são os mais eficazes na produção de células de defesa do organismo, no entanto nem sempre é possível ingerir a quantidade necessária diária de forma regular, por isso os suplementos alimentares com nutrientes concentrados chegam para simplificar e complementar nossos cuidados diários de saúde com praticidade.

Queridinha do momento, a Vitamina C estimula ações vitais no organismo. Ela melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os danos causados por radicais livres, que são liberados quando nosso corpo está combatendo infecções. Ela também tem papel na síntese de colágeno e auxilia na absorção intestinal de ferro.

O Zinco é um mineral fundamental para o bom funcionamento das células de defesa do nosso organismo. Sem ele, a produção das células diminui, além de ser um importante antioxidante e antiinflamatório, dando um suporte extra para o sistema imune.


Outro ingrediente de destaque é o Própolis, produzido pelas abelhas para proteger a colméia, rico em flavonóides com efeitos imunomoduladores. Desde o Egito antigo ele é

utilizado como antisséptico, um antibiótico natural que inibe o crescimento de microorganismos indesejados. Estudos da década de 90 mostraram que a substância combate bactérias responsáveis por doenças nas vias respiratórias e até no estômago, sendo capaz de diminuir o crescimento de bactérias causadoras de gastrites e cáries.

Para dar um up na saúde, devemos usar e abusar da Vitamina D também. Basta se expor ao sol diariamente por 20 minutinhos sem protetor solar que o seu corpo já consegue converter nesse precioso hormônio. Quando isso não é possível, suplemente! Suplementos em comprimidos revestidos são uma ótima opção para estimular a produção de células de defesa e de substâncias antimicrobianas.

E para finalizar, um componente diário para muitos, porém geralmente em pequenas doses na nossa rotina é o alho. Ingerindo cápsulas de Óleo de Alho, ricas em alicina, substância com propriedades antibacterianas e antioxidantes capazes de proteger o organismo da ação de radicais livres e também das infecções bacterianas, oferecendo o suporte necessário para nosso sistema imunológico estar sempre em dia.


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