10 Dicas Infalíveis Para Dormir Melhor
top of page
Buscar

10 Dicas Infalíveis Para Dormir Melhor

A qualidade do nosso sono causa interferência em todos os aspectos da nossa vida. A quantidade de horas recomendadas para cada pessoa pode variar, mas uma coisa é certa: a qualidade é fundamental.

Bom mesmo é acordar com a sensação de descanso e renovação, não é mesmo? Quando isso não acontece, ficamos cansados, impacientes, literalmente tolerância zero! Além de diminuir o rendimento na nossa rotina de trabalho, estudos e exercícios, o sono de má qualidade influencia até na ocorrência de doenças graves como a depressão, causando alteração do metabolismo e também do apetite. Afinal, quem nunca sentiu vontade de devorar o mundo depois de uma noite em claro?

Estudos já confirmaram que nosso organismo produz anticorpos durante o sono, então dormir pouco reduz até a função do nosso sistema imunológico! Em tempos de pandemia, isso nunca teve tanta importância. Por isso, atentar para a qualidade do nosso sono deve ser prioridade.

Reunimos aqui 10 DICAS INFALÍVEIS para você dormir melhor de forma natural sem recorrer à ajuda medicamentosa, evitando muitos efeitos colaterais indesejados:

1. Chás calmantes à noite: comece sua noite introduzindo na sua rotina chás com propriedades calmantes como Camomila, Melissa, Capim-cidró e Erva-doce. São ervas que atuam no sistema nervoso, proporcionando a sensação de tranqüilidade, bem-estar e a diminuição da compulsão por comida.


2. Elimine telas: passamos grande parte do nosso dia na frente de telas. Saímos do celular, vamos para o computador e deste para a televisão. Além de prejudicar a saúde dos nossos olhos, estamos mandando estímulos luminosos constantes para nosso cérebro, que entende que à noite não é hora de dormir, afugentando nosso sono. Mantenha a iluminação mais suave pelo menos duas horas antes de dormir.

3. Leia: o poder de um livro é inquestionável. Quase impossível ler pelos menos 5 páginas de um livro sem sentir uma leve sonolência. Aproveite para aprimorar seu conhecimento!


4. Consuma alimentos que tenham boa quantidade de Magnésio à noite: um mineral geralmente em baixa na nossa ingestão diária. Focar em alimentos ricos em magnésio ou adicionar suplementos à base de magnésio na rotina noturna ajuda muito na qualidade do seu sono, já que ele contribui para o relaxamento muscular e ainda tem ação antioxidante!

5. Óleos essenciais: use e abuse do poder dos óleos essenciais para deixar a vibração do ambiente tranqüila e agradável. Seus aromas têm o poder de relaxar o corpo e a mente. O óleo essencial de lavanda, por exemplo, é um clássico para quem deseja ter a noite dos sonhos. Eles podem ser usados diretamente no travesseiro e nos lençóis, em difusores ou até fazendo aquela massagem bem relaxante.

6. Consuma alimentos ricos em Triptofano: além de ajudar na indução do sono, os alimentos ricos em Triptofano também aumentam nosso bem-estar geral. O nosso corpo tem a capacidade de converter o Triptofano em melatonina e serotonina, que são neurotransmissores que atuam no cérebro, induzindo ao sono. Nem sempre o organismo consegue absorver as quantidades de Triptofano adequadas para termos um sono satisfatório. Muitas vezes é preciso recorrer aos suplementos que contenham o Triptofano para atingir os níveis corretos de Melatonina e Serotonina para que nosso corpo relaxe e entre em uma rotina com um ciclo de sono que fará com que você tenha mais qualidade de vida em nosso dia-a-dia.

7. Reduza a iluminação: estudos já comprovaram que a iluminação tem efeitos diretos no nosso ciclo circadiano. A luz branca e a azul são as que mais prejudicam nosso sono. Prefira sempre lâmpadas mais amarelas para o período da noite e evite ter aparelhos eletrônicos no quarto.

8. Mantenha uma alimentação mais leve à noite: cuide a quantidade de comida ingerida pelo menos nas duas horas antes de ir se deitar e evite alimentos mais pesados. A digestão atrapalha o descanso e prejudica o relaxamento corporal.

9. Evite álcool e cafeína: bebidas alcoólicas, cafés, chás mate e refrigerantes prejudicam o sono, evite o consumo dessas bebidas, pois elas têm efeito estimulante no nosso sistema nervoso e prejudicam a produção do hormônio do sono.

10. Pratique exercícios físicos regulares: fundamental para a saúde geral do corpo é se manter ativo com atividades físicas regulares. Usufrua de todos os benefícios dos exercícios físicos até quatro horas antes de dormir para que o efeito de relaxamento seja mais efetivo.


.

bottom of page